Receita de Bolo Mármore
Hoje é um dia especial, é o 2º aniversário do No Cheat Day e eu estou tão feliz! Para celebrar este dia, não podia deixar de vos trazer um miminho bom, a Receita de Bolo Mármore que eu ADORO!
Ando para fazer esta receita há imenso tempo, porque é um dos bolos que mais me faz lembrar a minha infância…
Quando eu era mais nova (uma miúda mesmo!), costumava ir para casa da minha prima muitas vezes e das coisas que mais nos fazia feliz era quando a mãe da minha prima nos trazia aquele bolo mármore maravilhoso!
Era de compra, é verdade, mas aquele momento para nós era mágico, não sei explicar! E nós gostávamos tanto que era certinho que cada vez que eu lá ia, era dia de bolo mármore! ahah
Estes momentos ficaram-me guardados na memória, tal era a felicidade!
É engraçado que a forma do bolo era um meio círculo. E por ter essa forma nós dizíamos que era o bolo meia lua.
Ahhh as coisas de ser criança… É bom recordar!
E como hoje é um dia especial (nem acredito que o No Cheat Day já faz 2 anos! 2 anos minha gente!), era inevitável que eu fizesse um bolo também especial.
Um bolo que me lembra coisas boas e momentos alegres.
E como não podemos festejar todos juntos, por razões óbvias, que celebremos assim. À distância, mas ao sabor de um bolo delicioso e fácil de fazer.

COMO É QUE SE FAZ ESTA RECEITA DE BOLO MÁRMORE?
Basicamente para fazer o bolo mármore é preciso fazer duas porções de massa de bolo, uma simples e outra de chocolate.
Para facilitar, podem fazer apenas uma porção de massa simples, duplicando a quantidade. Depois basta dividir a massa e numa das partes colocar o chocolate.
Neste caso, eu fiz a massa de bolo de iogurte porque é o bolo que eu faço normalmente. Mas como disse acima, pode ser feito com uma massa de bolo simples.
O importante é que seja uma massa de bolo que vocês gostem e de preferência que não dê muito trabalho. ahah
Assim que tenham as massas de bolo prontas, basta untarem uma forma e colocarem a massa simples na forma.
Por cima colocam a massa de chocolate e vão se formar duas camadas.
Para que fique com o efeito de bolo mármore, basta que mergulhem uma espátula ou com uma colher em vários pontos do bolo, para que as massas se misturem.
Se quiserem um efeito de bolo mármore mais evidente, mergulhem a espátula ou a colher e façam movimentos circulares de uma ponta à outra da forma.
E voi lá, é só por no formo e deixar que a magia aconteça!

Está na altura de irmos para o passo a passo. Vamos a isso?

Receita de Bolo Mármore
Ingredientes
Para o bolo simples
- 2 cups farinha de trigo
- 3/4 cup açúcar mascavado
- 1 cup iogurte natural
- 2 ovos
- 3 c. sopa óleo de coco
- 1 c. sopa fermento em pó
Para o bolo de chocolate
- 2 cups farinha de trigo
- 3/4 cup açúcar mascavado
- 1 cup iogurte natural
- 2 ovos
- 3 c. sopa óleo de coco
- 1 c. sopa fermento em pó
- 1 cup cacau cru em pó
Para o molho
- 1 tablete chocolate 70% cacau
Instruções
Para o bolo simples
- Comecem por pré aquecer o forno a 180º.
- Untam a forma que vão utilizar para o bolo.
- Ponham a farinha numa tigela, juntamente com o açúcar e misturem bem.
- Juntem o iogurte e envolvam na mistura anterior.
- Coloquem os ovos e o óleo de coco e misturem.
- Por fim, adicionem o fermento e incorporem gentilmente na massa do bolo.
- Vertam a massa para a forma e reservem.
Para o bolo de chocolate
- Ponham a farinha numa tigela, juntamente com o açúcar e misturem bem.
- Juntem o cacau e voltem a misturar.
- Adicionem o iogurte e envolvam na mistura anterior.
- Coloquem os ovos e o óleo de coco e misturem.
- Por fim, adicionem o fermento e incorporem gentilmente na massa do bolo.
- Vertam a massa para a forma que já tem a massa do bolo simples.
- Mergulhem uma espátula ou uma colher em vários pontos do bolo, para que as massas se misturem e se forme o efeito “mármore” do bolo.
- Coloquem o bolo no forno por cerca de 35 a 40 min ou até que esteja cozido.
- Retirem o bolo do forno, deixem esfriar, desenformem e reservem.
Para o molho
- Derretam a tablete de chocolate em banho maria e vertam em cima do bolo.
- Sirvam e aproveitem!
Notas
Façam uma massa de laranja e outra de alfarroba. Ou uma de limão e outra de canela.
Enfim, o céu é o limite! E para terminar, PARABÉNS NO CHEAT DAY! A estes 2 anos maravilhosos e que venham muitos mais!