Receita de Salmão Gravlax
Esta semana foi especial. Fui a um meetup da Supper Stars e por coincidência, um dos pratos era salmão gravlax.
Eu adoro salmão gravlax e há tempos decidi aventurar-me e fazer em casa. Modéstia à parte, ficou TOOOOP!
Tinha-vos prometido que colocava a receita, mas sinceramente nunca mais tinha conseguido sentar-me para a escrever como deve ser. É que o modo de preparação até é bem simples, mas são muitos ingredientes e leva o seu tempo a escrever a receita. ahah Chama-se preguicite aguda!
Mas voltando à origem deste post ter saído… Como vos estava a dizer, tive um evento da Supper Stars (para quem não sabe, é uma empresa que traz bons Chefs ao conforto da nossa casa) e tive o prazer de me deparar com o Chef Alexandre Catapirra, que fez um salmão gravlax divinal, acompanhado com um sour cream e uma brunesa. Numa versão não tão asiática como a minha, fez-me imediatamente relembrar que teria de postar esta receita o mais rápido possível.
Adoro este prato sobretudo pelas suas cores maravilhosas! O contraste entre o doce e ácido dos citrinos e o salgado tanto do salmão, como do molho de soja que acompanha o prato e ainda o sabor mais a terra da beterraba é simplesmente UMAMI!
É um prato bastante completo e que se come até com os olhos!
Querem ver mais receitas com salmão? Então espreitem este ceviche de salmão e manga.
Depois de tanta conversa, ainda conseguem resistir a este salmão gravlax? Então bora lá à receita?
RECEITA DE SALMÃO GRAVLAX (aprox 2 bowls grandes):
INGREDIENTES:
- 1/2 salmão em filete (costumo comprar um salmão inteiro e peço para retirarem a pele e cortarem em filete)
- 3/4 de beterraba biológica (não tem de ser bio, podem usar uma normal)
- Sumo de 1 laranja
- Sumo de 1/2 limão
- Sal q.b.
- 1 caneca de arroz para sushi
- 2 c. sopa vinagre de arroz
- 1 c. chá de sal
- 1 c. café de açúcar
- 1/2 manga
- 1 mão cheia de feijão edamame
- Gengibre em pickle q.b.
MODO DE PREPARAÇÃO:
- Comecem por preparar o salmão. Num tabuleiro disponham o salmão e temperem com uma boa quantidade de sal. Não tenham medo de exagerar, porque no final do processo o sal será retirado do salmão.
- Ralem 3/4 da beterraba e envolvam o salmão na beterraba.
- Espremam o sumo da laranja e da lima por cima do salmão e da beterrada e, de seguida, coloquem uma folha de papel de alumínio de forma a cubrir bem o salmão (não é suposto colocarem o papel de alumínio apenas por cima para tapar o tabuleiro, é mesmo para fazer uma espécie de papelote por cima do salmão).
- Coloquem um peso por cima do tabuleiro, como por exemplo, uma tábua, uma panela, umas latas de feijão ou grão, para que estas façam peso sobre o salmão. A ideia é que o salmão incorpore não só todos os sabores, como todo aquele molho de citrinos e beterraba.
- Coloquem o tabuleiro no frigorífico (com os pesos por cima) e deixem repousar por 2 horas (pode ser um pouco menos, tipo 1 hora ou 45 min, mas acho que 2 horas é o ideal para ficar no ponto).
- Enquanto o salmão está a repousar, preparem o arroz. Coloquem 1 chávena de arroz para sushi numa panela com 2 chávenas de água e deixem que levante fervura , em lume alto.
- Assim que a água começar a ferver, baixem o lume para o médio ou baixo e quando virem que a água já está quase evaporada desliguem o lume e tapem.
- Deixem o arroz repousar por 10 a 15 min.
- Abram agora a tampa e deixem que esfrie um pouco.
- Entretanto, cozam o edamame até que fique al dente. Reservem.
- Cortem a manga em cubos e reservem.
- Reservem ainda um pedaço de gengibre em pickle.
- Numa panela pequena, juntem o vinagre de arroz, o sal e o açúcar e deixem que ferva.
- Quando começar a fumegar, desliguem o lume e deitem esta mistura por cima do arroz de sushi.
- Envolvam bem e disponham o arroz numa bowl.
- Retirem o salmão do frigorífico e passem por água abundante.
- Agora que já foi retirado o excesso de temperos, cortem o salmão em tiras bem fininhas e disponham-nas no meio da bowl, por cima do arroz.
- Juntem uma camada de manga, uma de feijão edamame e outra de gengibre em torno do salmão (tal como na fotografia).
- Sirvam acompanado de molho de soja ou simples.
Sugestão: Utilizem por exemplo abacate, pepino em pickle e tomate cherry. Esta combinação também fica óptima!
Podem ainda experimentar alterar a proteína e utilizar atum ou camarão e usem a vossa imaginação para alterarem os temperos (a beterraba combina muito bem com o salmão, mas comfesso que ainda não experimentei com outras proteínas).
Outra sugestão é colocarem um pouco de molho de soja no arroz e envolverem bem. Dá um sabor mais intenso e eu pessoalmente adoro!
Inventem o vosso próprio molho para colocarem por cima. Um bom exemplo é colocarem coentros, limão e malagueta numa liquidificadora e regarem a bowl com este molho. Podem ainda acrescentar um pouco de mel, se gostarem.
Desta vez não o fiz, mas gosto de colocar sementes de sésamo por cima.